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A projeção eletrônica de propagandas em salas de cinema surgiu em 1991, com a empresa Cinemidia, formada especialmente para esse fim. Na ocasião, duas outras empresas já veiculavam publicidade nesse espaço, operando com película de 35 mm: a Alvorada, que é também uma das maiores exibidoras do país e que veicula propagandas em salas próprias, e a Promocine.


Conceito:
A projeção eletrônica de propagandas em salas de cinema surgiu em 1991, com a empresa Cinemidia, formada especialmente para esse fim. Na ocasião, duas outras empresas já veiculavam publicidade nesse espaço, operando com película de 35 mm: a Alvorada, que é também uma das maiores exibidoras do país e que veicula propagandas em salas próprias, e a Promocine.

Características:
O escuro das salas de cinema aumenta a atenção dos espectadores e os dirige exclusivamente aos comerciais exibidos, o tamanho da tela causa impacto e excitação, todos aguardam ansiosos pelos filmes, e no cinema até mesmo os comerciais ficam ''mágicos''. Gera um envolvimento maior entre público e o produto.

Vantagens:
- Considerada atualmente como a mídia com o menor grau de dispersão e de grande impacto chegando ao espectador num momento de descontração e receptividade
- A mídia cinema é um excelente meio de atingir um público de elevado nível cultural, alto poder aquisitivo e formador de opinião por excelência, que busca constantemente novas 
opções de entretenimento e lazer.

Formatos:
As projeções são feitas no padrão convencional de 525 linhas, numa área que nem sempre ocupa toda a tela: além da proporção menos retangular, o equipamento utilizado permite uma imagem máxima com cerca de 7,5 metros de diagonal. As propagandas podem fazer uso do sistema de som dolby stereo das salas, mas a maioria ainda chega com som mono, porque esse é o padrão das emissoras de TV.

Preço: O preço de uma inserção de 30 segundos é de cerca de US$ 20,00. Ainda que o alcance quantitativo da publicidade no cinema não possa ser comparado ao da TV, esse valor acaba por ser um dos maiores atrativos dessa mídia. Além disso, a minutagem é livre. Isto é, uma propaganda pode ter, por exemplo, dois minutos e oito segundos, enquanto que na televisão trabalha-se com múltiplos de 15 ou 30 segundos. As agências têm uma comissão padrão de 20%. Descontados esse percentual e, ainda, os custos operacionais da Exinemidia, repassa-se 65% do restante às salas de cinema.

Tendênncias:
Este tipo de anúncio vem si multiplicando, uma vez que os anunciantes estão cada vez mais a procura de onde seu publico alvo esta, onde freqüenta, do que gosta, fugindo da mídia convencional, e apostando em novas possibilidades. Essa procura também si da, pelo fato de que o cinema é um bom ponto, permite diversas ações em seu ponto de venda, seja merchandising, panfletagem, brindes ou interatividade dentro das salas de cinema.



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