Tudo sobre Cinema
A projeção eletrônica de propagandas em
salas de cinema surgiu em 1991, com a empresa Cinemidia, formada especialmente
para esse fim. Na ocasião, duas outras empresas já veiculavam publicidade nesse
espaço, operando com película de 35 mm: a Alvorada, que é também uma das
maiores exibidoras do país e que veicula propagandas em salas próprias, e a Promocine.
Conceito:
A projeção eletrônica de propagandas em
salas de cinema surgiu em 1991, com a empresa Cinemidia, formada especialmente
para esse fim. Na ocasião, duas outras empresas já veiculavam publicidade nesse
espaço, operando com película de 35 mm: a Alvorada, que é também uma das
maiores exibidoras do país e que veicula propagandas em salas próprias, e a Promocine.
Características:
O escuro das
salas de cinema aumenta a atenção dos espectadores e os dirige exclusivamente
aos comerciais exibidos, o tamanho da tela causa impacto e excitação, todos
aguardam ansiosos pelos filmes, e no cinema até mesmo os comerciais ficam
''mágicos''. Gera um envolvimento maior entre público e o produto.
Vantagens:
- Considerada
atualmente como a mídia com o menor grau de dispersão e de grande impacto
chegando ao espectador num momento de descontração e receptividade
- A mídia cinema
é um excelente meio de atingir um público de elevado nível cultural, alto poder
aquisitivo e formador de opinião por excelência, que busca constantemente novas
opções de entretenimento e lazer.
Formatos:
As projeções são feitas no padrão
convencional de 525 linhas, numa área que nem sempre ocupa toda a tela: além da
proporção menos retangular, o equipamento utilizado permite uma imagem máxima
com cerca de 7,5 metros de diagonal. As propagandas podem fazer uso do sistema
de som dolby stereo das salas, mas a maioria ainda chega
com som mono, porque esse é o
padrão das emissoras de TV.
Preço: O preço de uma inserção de 30 segundos é de cerca de US$
20,00. Ainda que o alcance quantitativo da publicidade no cinema não possa ser
comparado ao da TV, esse valor acaba por ser um dos maiores atrativos dessa
mídia. Além disso, a minutagem é livre. Isto é, uma propaganda pode ter, por
exemplo, dois minutos e oito segundos, enquanto que na televisão trabalha-se
com múltiplos de 15 ou 30 segundos. As agências têm uma comissão padrão de 20%.
Descontados esse percentual e, ainda, os custos operacionais da Exinemidia,
repassa-se 65% do restante às salas de cinema.
Tendênncias:
Este tipo de anúncio
vem si multiplicando, uma vez que os anunciantes estão cada vez mais a procura
de onde seu publico alvo esta, onde freqüenta, do que gosta, fugindo da mídia
convencional, e apostando em novas possibilidades. Essa procura também si da,
pelo fato de que o cinema é um bom ponto, permite diversas ações em seu ponto
de venda, seja merchandising, panfletagem, brindes ou interatividade dentro das
salas de cinema.
U$ 20,00? De onde foi tirado isso? Aff
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